Como utilizar?

Prezados,

Buscando sempre melhorar os serviços prestados a comunidade, a Central Analítica da Universidade Federal do Ceará lança uma nova plataforma para submissão de projetos e solicitação de análise, o SIGpro. Esta plataforma fará com que o cadastro e o agendamento sejam mais rápidos e menos burocráticos.

Somente serão aceitas submissões de propostas de projetos ou solicitações de análises através deste mecanismo.

Veja abaixo um resumo dos passos para utilização do novo sistema.

FLUXOGRAMA MCS1 

Lembramos que para se cadastrar na plataforma é necessário possuir vínculo permanente em Instituição Pública ou Privada de Ensino ou Pesquisa ou estar vinculado como pós-doutorando oficialmente ou ser do quadro de empresas públicas ou privadas.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Atenciosamente,

Central Analítica

SIGpro

__________________________________________________________________________________________________

DÚVIDAS FREQUENTES (FAQ)

1) Quem pode solicitar cadastro como USUÁRIO da Central Analítica?

Para se cadastrar na plataforma é necessário ser profissional autônomo ou possuir vínculo permanente em Instituição Pública de Ensino ou Pesquisa ou estar vinculado como pós-doutorando oficialmente ou ser do quadro de empresas públicas. No caso de Instituições de Ensino ou Pesquisa Privadas e Pessoa Física, o cadastro será realizado mediante contratação de horas de análise, após autorização da Central Analítica.

 

2) Quem pode solicitar análises ou uso de equipamentos junto a Central Analítica?

Apenas usuários cadastrados na Central Analítica poderão realizar tais solicitações. Sendo estas requisitadas EXCLUSIVAMENTE online, através do Sistema de Gerenciamento de Projetos e Análises da Central Analítica (SIGpro), após cadastro do projeto.

 

3) Existe algum limite quanto ao tempo de duração de um projeto?

Não existe tempo limite para o projeto. Contudo, projetos que não solicitaram analises em um período de 12 meses serão automaticamente excluídos do sistema e o usuário deverão proceder com um novo cadastro.

 

4) Como posso acompanhar o andamento de minhas solicitações junto a Central Analítica?

Todos os procedimentos relacionados ao andamento de solicitações junto a Central Analítica são informados via e-mail ao usuário coordenador de projeto. Quando uma análise solicitada é agendada, tanto o coordenador de projeto como o responsável pela coleta dos dados são notificados via e-mail.

 

5) A Central Analítica realiza procedimentos de processamento das amostras do usuário para análises no MEV ou Confocal?

A metodologia de processamento das amostras, que envolve desidratação e fixação do material, é de responsabilidade do usuário. A Central Analítica realiza, apenas, os procedimentos de preparação e metalização de amostras para análise no MEV. Entretanto, em alguns casos a Central Analítica pode prover um suporte maior ao usuário, caso seja solicitado.

 

 

6) Quando devo preparar e/ou metalizar minhas amostras?

Os procedimentos de preparo e metalização das amostras devem ser realizados após confirmação do agendamento da sessão de análise (data e horário).

O preparo de amostras para análise no MEV, realizado rotineiramente na Central Analítica, consiste na montagem das mesmas em suporte apropriado e metalização (caso necessário), deverá seguir o seguinte calendário:

 

- MONTAGEM - A montagem da amostra (colocação da fita de carbono adesiva, disposição em stubs) é realizada EXCLUSIVAMENTE às terças-feiras, no período de 09:00 às 12:00h.

 

- METALIZAÇÃO - A metalização das amostras é realizada EXCLUSIVAMENTE às terças-feiras às 14:00h, IMPRETERIVELMENTE.

 

As amostras para análise no Microscópio Confocal (LM710) deveram ser preparadas pelo usuário. As amostras para análise no Microscópio Eletrônico de Transmissão (JEM 1011) deverão seguir as orientações de preparo específicas para este equipamento. A Central Analítica pode fornecer suporte para o preparo dessas amostras, desde que previamente acordado.

 

7) No dia da análise quem deve estar presente para acompanhar a aquisição de imagens?

Poderão acompanhar a aquisição de imagens o usuário coordenador do projeto ou o responsável pela coleta dos resultados descrito na solicitação de análise, sendo este OBRIGATORIAMENTE cadastrado como participante do projeto.

 

8) Tenho análise agendada na Central Analítica mas surgiu um imprevisto e não poderei comparecer. Como devo proceder?

Na impossibilidade do comparecimento a uma sessão de análise previamente agendada, o usuário coordenador do projeto deve comunicar imediatamente à Central Analítica através do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Este procedimento permitirá que o equipamento possa ser liberado para agendamento de outros usuários visando um uso racional dos recursos públicos. O não comparecimento sem justificativa poderá resultar no cancelamento do projeto de pesquisa na Central Analítica.

 

9) Qual o tempo de duração de uma sessão de análise?

As sessões de análise têm duração máxima de 2 horas, estando incluído nesse tempo a colocação e retirada de amostras no microscópio, bem como a gravação dos dados em CD-R/DVD-R e o protocolo para stand by/desligamento do microscópio.

As sessões de análise devem ser iniciadas e encerradas no horário estabelecido para cada turno. Dessa forma, as sessões de análise ocorrem no turno:

 

- MANHÃ 1 - início às 08:00h; término às 10:00h    

 

- MANHÃ 2 - início às 10:00h; término às 12:00h

 

10) Qual o tempo de tolerância de atrasos para o início de uma análise?

Será tolerado um atraso de no máximo 20 MINUTOS para a chegada do usuário na Central Analítica. Passado este período, a sessão é sumariamente cancelada, devendo o usuário submeter nova solicitação de análise para novo agendamento. O não comparecimento sem justificativa, de forma reiterada, poderá resultar no cancelamento do projeto de pesquisa na Central Analítica.

 

11) Após a análise, como poderei salvar as imagens?

Todos os dados produzidos durante a sessão de análise deverão ser salvos exclusivamente em CD-R ou DVD-R virgem fornecido pelo usuário. Sendo terminantemente proibido conectar qualquer tipo de pen-drive ou HD externo nos computadores utilizados durante a análise.

 

12) As imagens geradas durante as análises ficam disponíveis por quanto tempo nos computadores da Central Analítica?

Em virtude do grande número de dados que são gerados em cada sessão de microscopia, a Central Analítica não se responsabiliza por dados gerados e arquivados em seus computadores e não coletados ao término da sessão pelo usuário.

 

13) Terminei minhas análises, como devo proceder com minhas amostras?

Em caso de não mais interesse em novas análises com suas amostras, os stubs devem ser devolvidos para que os mesmos possam ser reutilizados.

 

14) Onde posso visualizar a agenda dos aparelhos?

Todas as agendas estão disponíveis no site da Central Analítica, na aba AGENDA: (http://www.centralanalitica.ufc.br/index.php/agendas/nova-agenda)

 

15) É possível visualizar os projetos em andamento cadastrados na Central Analítica?

Sim, todos os projetos cadastrados estão listados no site da Central analítica na aba PROJETOS: http://www.centralanalitica.ufc.br/index.php/projetos

 

16) A Central Analítica oferece cursos de capacitação para usuários?

A Central Analítica oferece cursos semestrais nos períodos de férias do calendário acadêmico. São cursos teórico-prático objetivando introduzir os fundamentos da microscopia Óptica Confocal e Eletrônica para os usuários que já possuem projetos cadastrados e para àqueles que pretendem submeter.

 

17) Como posso ter acesso aos manuais de operação dos aparelhos da Central Analítica?

Os manuais estão disponíveis no link:

http://www.centralanalitica.ufc.br/index.php/gest%C3%A3o/manuais-de-operacao